Friday, October 21, 2005

Charlie and the Chocolate Factory (2005)


Classificação:9

Género: Aventura/Fantasia

Argumento:Esta é a história de Charlie (Freddie Highmore), um rapaz pobre que adora chocolate e que vive ao lado da maior fábrica de chocolate do mundo. Charlie apenas tem direito a uma barra de chocolate por ano – no dia do seu aniversário, que está mesmo à porta. Willy Wonka (Johnny Depp) é o excêntrico dono da fábrica, onde ninguém entra. Até ao dia em que Wonka lança um concurso que permite aos cinco premiados uma visita guiada pela fábrica. Para Charlie, e para a sua família, a possibilidade do prémio abre a porta ao sonho. "Charlie e a Fábrica de Chocolate" é uma adaptação do clássico homónimo de Roald Dahl, realizada pelo inclassificável Tim Burton, que desde o encantamento de "Eduardo Mãos de Tesoura" e "O Estranho Mundo de Jack" aos delírios de "Marta Ataca" já assinou alguns dos maiores cultos cinematográficos contemporâneos.

Comentário: Começo por dizer que gostei imenso deste filme. Os delírios imaginativos deste realizador oferecem momentos de puro deleite: os cenários são alucinantes, de cor e surrealismo; os diálogos de um humor inteligente e as músicas bastante boas. A tudo isto há que acrescentar os diversos estereótipos unidimensionais dos pecados infantis, representados por cada uma das outras quatro crianças – a mimada Veruca Salt (Winter), o guloso Augustus Gloop (Wiegratz), o viciado em televisão Mike Teavee (Fry) e a competitiva Violet Beauregarde (Robb) – e dos erros adultos (a disciplina excessiva e a condescendência desregrada).
O caminho de castigo e aprendizagem (?) efectuado pelos jovens tem algumas semelhanças com a estrada amarela d’O Feiticeiro de Oz, Willy Wonka tem algo do inadaptado Eduardo Mãos de Tesoura e do sempre criança Peter Pan. Com efeito, a própria fábrica é uma espécie de Terra do Nunca, onde se enfrentam medos e onde a fantasia é a ferramenta que concerta a realidade.
Note-se que em “Finding Neverland” (Marc Forster) Freddie Highmore também acompanhou Johnny Depp, conseguindo já na altura encantar-nos com uma grande interpretação. Prevejo aqui o início de uma grande carreira para um ainda muito jovem actor.Quanto a Depp, está simplesmente genial. É sem dúvida, uma das suas melhores interpretações, digna de ser premiada por um óscar.
A combinação Tim Burton, Johny Depp e Freddie Highmore é perfeita.

EM

2 comments:

Anonymous said...

O filme é de facto excelente, conseguindo-nos envolver numa áurea de fantasia do princípio ao fim. Johnny Depp está fantástico, dando um ar um pouco perverso (maléfico?) à personagem de WillY Wonka que serve para impedir que o filme se torne demasiado criançola. As cenas com os Oompa Loompas são hilariantes, com músicas e coreografias que põem qualquer um a rir. Tim Burton no seu melhor.

Anonymous said...

Your website has a useful information for beginners like me.
»