Monday, December 19, 2005

Proof (2005)


Clasificação: 6

Género: Drama

Argumento: Catherine (Gwyneth Paltrow), a filha de Robert (Anthony Hopkins), um matemático brilhante mas mentalmente perturbado (recentemente falecido) é perseguida pelo passado do pai e pelo medo do futuro, temendo que a insanidade do pai possa ser hereditária. Na véspera de celebrar os seus 27 anos, depois de ter passado os seus últimos anos a cuidar do pai, ela tem de lidar não só com a chegada da sua irmã, mas também com um ex-aluno do pai que espera encontrar nos 103 cadernos de apontamentos de Robert algum trabalho que possa mudar a história da Matemática.

Comentário: Neste filme explora-se os elos de união entre genialidade e loucura e as delicadas relações entre pai e filha, mostrando um pouco o universo matemático. Todavia o filme nunca deixa de lembrar uma peça de teatro, falhando a transposição cinematográfica. O filme está repleto de inúmeros flashbacks, alguns deles sem uma ligação coerente. Destaco sem qualquer dúvida o desempenho de Paltrow, bastante mais interessante que o próprio filme, que se caracteriza por inúmeras cenas vulgares.

MC

3 comments:

Anonymous said...

Proof é um filme que se junta ao grupo de filmes matemáticos como Good Will Hunting ou A Beautiful Mind. Mas Proof não se centra apenas em provas matemáticas. O verdadeiro dilema de Proof é o amor. Que parte dele precisa de provas, e que parte precisa de fé? Entre a verdade e a mentira, de qual deveremos proteger os seres que amamos? Até onde a necessidade e a exigência de provas contradiz o conceito de confiança e coloca uma barreira nas relações? Estas são as questões que este filme nos coloca.

Anonymous said...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»

Anonymous said...

Here are some latest links to sites where I found some information: http://google-machine.info/2655.html or http://google-index.info/2412.html