Thursday, August 23, 2007

The Last King of Scotland (2007)

Classificação:7

Género: Drama/ Acção

Argumento: Em 1971, o presidente do Uganda, Milton Obote, é deposto por um golpe de estado que coloca no poder o General Idi Amin, um homem com grandes aspirações pessoais para o seu país, mas que viria a revelar um perigoso ditador e cujo regime, que durou até 1979, produziu cerca de 300.000 mortes.

Comentário: Is it just me ou está a tornar-se cada vez mais difícil contar histórias de uma forma original. Neste caso específico, até se pode argumentar que a história de Idi Amin no Uganda pode facilmente aplicar-se a uma série de outros países africanos e daí esta previsibilidade da história.

Pensando bem, talvez associada a essa previsibilidade exista também uma certa revolta, por não conseguir perceber como a comunidade internacional permite (incentiva?) que este tipo de situações aconteça repetidamente.

Quanto aos actores, não tenho dúvidas de que o Óscar de melhor actor foi bem entregue a Forest Whitaker, que nos consegue ajudar a perceber como pode ser fácil acreditar nas boas intenções de um ditador, ao mostrar o seu lado mais humano e até mesmo sedutor, mas nunca deixando completamente de parte o lado feroz, até mesmo aterrador. James McAvoy foi uma surpresa muito agradável.

1 comment:

Sara Miau said...

o senhor era um ditador daqueles bem ao jeito dos melhores vilões da história.a partir daí vem o pior que se puder imaginar.e quase sempre previsivel.

realmente os argumentistas não se esforçaram muito em arranjar um enredo sólido, uma boa historia e apoiaram-se quase totalmente no talento de Forest.se reparares, o filme torna-se vulgar quando ele nao esta em cena.mas isto ainda lhe da mais merito. um 10 a Forest.um 7 ao filme.