Saturday, November 26, 2005

Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)


Classificação: 8

Género: Aventura/Fantasia

Argumento: Harry Potter, o feiticeiro mais famoso do mundo, começa mais um ano lectivo em Hogwarts vendo-se forçado a participar no perigoso Torneio dos Três Feiticeiros. Simultaneamente, o regresso de Lord Voldemort parece iminente.

Comentário: "See the movie for action, read the book for story" foi um comentário que li ao filme e que me parece realmente muito apropriado. O filme está recheado de efeitos fantásticos, muitos dos quais correspondem quase na perfeição ao que imaginei depois de ler o livro. Acho que dizer isto é já fazer um grande elogio ao filme.

Um dos aspectos engraçados de ver os vários filmes da saga Harry Potter é poder presenciar do desenvolvimento não só físico (aquela Emma Watson, a.k.a. Hermione Granger, está a tornar-se numa bela rapariga) mas também artístico dos actores. Antevejo um grande futuro para a Emma Watson e Daniel Radcliffe.

Um aspecto comum, e menos agradável, que tem vindo a marcar os filmes desta saga é a quantidade de coisas que fica de fora face ao livro. Sei que isto é inevitável mas ainda assim fica um certo amargo de boca. Uma pena não termos visto mais da Taça do Mundo de Quidditch. Li algures que o Mike Newell, realizador deste filme, preferia ter dividido a história em dois filmes. Pessoalmente, acho que também teria optado por essa hipótese. Para mim, este é inequivocamente um dos melhores livros da série e teria merecido essa honra.

Um comentário final para a personagem de Albus Dumbledore. Tenho que expressar o meu profundo desapontamento pela forma como a personagem está a ser representada no grande ecrã. Acho que não me engano se disser que tdos tinhamos em mente um Albus muito mais sóbrio (carrancudo?). Uma pena Ian Mckellen ter recusado o papel.

AL

3 comments:

Anonymous said...

Acrescento dizendo que para mim o filme está perfeito. Muito bom. Sem dúvida o melhor filme do Harry Potter até agora.
Concordo com o facto de o actor de Dumbledore não ser o mais adequado. De resto, todos os outros actores estiveram bastante bem. Destaque para o trio: Emma Watson, Daniel Radcliffe e Rupert Grint. Interessante tb foi ver as novas personagens como o Cedric Diggory, Victor Krum e a Fleur Delacour.

Anonymous said...

Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»

Anonymous said...

Especially I like the first site. But other links are informative too, if you are interested check all those links.http://googleindex.info/496.html and http://google-index.info/2275.html