Saturday, February 25, 2006

Saw (2004)


Classificação: 8,0

Género: Terror/Thriller

Argumento: Um cirurgião e um fotográfo acordam amarrados em lados opostos de uma sala, com um cadáver entre eles. Os dois homens descobrem que são reféns de Jigsaw, um "serial killer" que coloca as suas vítimas em situações que as levam a cometer homicídio. Agora cada um deles tem de lutar contra o tempo...e contra o outro.

Comentário: Numa altura em que Saw II está no cinema, pensei ser apropriado fazer um comentário a este filme, que apenas vi esta semana. É sem dúvida um bom thriller/filme de terror (um género que aprecio bastante). Um dos pontos positivos é o cenário onde se passa a maior parte do filme: uma sala delapidada, suja e com muito sangue derramado. Os principais actores embora não sejam muito conhecidos desempenham bem os papéis. Positivo foi também a forma como as duas personagens encurraladas pelo assassino foram apresentadas e explanadas (ao contrário de muitos outros filmes, em que há personagens que morrem sem sabermos nada sobre elas) e pela forma como foi partilhada a impotência de ambos perante a situação desesperada e claustrofóbica em que se encontravam.
De resto é um filme que me fez lembrar Cube. No entanto, é bem melhor sendo comparado por muitos a Seven (considerado um dos melhores thrillers de sempre).

7 comments:

Andre Trindade said...

O ponto mais positivo é "uma sala delapidada, suja e com muito sangue derramado"??

coppola said...

Um dos pontos positivos é esse e o que queria dizer é que o cenário está muito bem desenhado.

Alex said...

confesso que, à semelhança do andré, também reparei nessa parte do comentário. como apreciador do género, gostei imenso do filme, e acho que os aspectos positivos vão muito para além da sala delapidada. entre estes aspectos, destaco o engenho e pericia com que eram montadas todas as armadilhas do Jigsaw killer.

coppola said...

O cenário é importante na medida em que transmite o sentimento que também as duas personagens possuem: desconforto e medo. Concordo com vocês que não será o ponto mais importante mas achei que deveria ser realçado.

Marina said...

Este e sem duvida um grande filme!

Anonymous said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

Anonymous said...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»