Monday, February 27, 2006

Syriana (2005)

Classificação: 8,5
  • Género: Drama/ Thriller
Argumento: Num país do Golfo Pérsico, o reformista príncipe Nasir quer acabar com as ligações privilegiadas com os E.U.A. na venda de petróleo e passar a vender à oferta mais elevada. Este é um rude golpe nos interesses instalados, nomeadamente na empresa texana de Jimmy Pope (Chris Cooper). O agente da CIA Bob Barnes (George Clooney), prestes a reformar-se, tem como última missão assassinar o príncipe e garantir assim que os laços com os norte-americanos se mantêm...

Comentário: Dificilmente o filme poderia ser mais actual, tendo como cenário central as empresas petrolíferas norte-americanas, a corrupção e o terrorismo.

A primeira hora do filme bombardeia-nos com informação, sem nos serem dadas grandes explicações e assumindo que estamos todos +/- a par do que se tem vindo a passar no Médio Oriente. Isto exige de facto um grande esforço por parte de quem está a ver o filme. Estejam descansados porque na segunda parte, as coisas tornam-se bastante mais claras e as peças do puzzle acabam por fazer sentido.

Desengane-se quem, como eu, estiver à espera de distinguir facilmente os good guys e os bad guys porque neste filme são todos maus. E por falar nesta dicotomia, o filme dá-nos mais uma vez um exemplo de que os nossos amigos (good guys?) todo-poderosos americanos estão por vezes dispostos a esquecer o enunciado objectivo de “paz na terra” em nome dos seus interesses económicos.

Achei particularmente interessante a parte do filme que nos descreve o percurso de dois jovens paquistaneses e a forma como são atraídos para o terrorismo islâmico. Talvez a descrição feita seja demasiado simplista, o que não ajuda à sua credibilidade, mas num filme em que esta é apenas uma parte da história central, era difícil fazer melhor.

Aliado ao bom argumento estão bons desempenhos dos actores, ainda que todos num registo um pouco secundário. Penso que é precisamente o facto de terem direito a poucos minutos de exposição no ecrã que dá mais valor ao seu desempenho pois nestes poucos minutos conseguem efectivamente ser convincentes e dar alguma profundidade às suas personagens.

Curiosidade: não tendo percebido o título do filme investiguei e pelo que percebi Syriana é um termo usado em Washington para descrever um Médio Oriente reformulado e reestruturado segundo a ideologia ocidental. Apropriado.

2 comments:

Anonymous said...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

Anonymous said...

I find some information here.