Sunday, October 29, 2006

Monsoon Wedding (2001)


Classificação: 8

Género: Comédia / Romance/ Drama

Argumento: Na estação das monções, uma família da classe média alta de Nova Deli prepara o casamento da sua filha com um engenheiro indiano a viver na América. Este é um casamento arranjado pelos pais e para o evento as duas famílias vão se encontrar praticamente pela primeira vez, vindo membros de todos os cantos do mundo. O filme centra-se nos quatro dias antecedentes ao casamento, envolvendo toda a organização, misturando um estilo de vida bastante moderno com tradições antigas, mostrando o estilo de caos organizado indiano, com muita alegria e muita música.

Comentário: À falta de cinema, de vez em quando vou vendo algum DVD e um pouco por acaso este filme veio-me parar às mãos. Todavia fiquei agradavelmente surpreendida por me permitir perceber o estilo de vida Indiano, ou pelo menos em Nova Deli, a forma como as famílias se relacionam, os seus valores e a sua alegria de viver.

Um pouco no estilo de filmes de Bollywood e sendo quase uma cópia de uma série de filmes americanos do género “O pai da noiva”, este filme tem imenso romance, um pouco de drama familiar, e umas personagens cómicas muito engraçadas, como Dubey, o organizador do casamento. Temos o drama da noiva em saber se quer casar, misturando um ex. namorado e um possível escândalo familiar, o nervosismo do pai em ficar sem a sua filha, a mãe da noiva a tentar acalmar o pai e ainda segredos de família finalmente desvendados.

A realizadora tenta recuperar as características próprias desta cultura, abordando temas universais como a importância da família, do amor e da vida. Apesar de bastante leve é sem dúvida um bom filme, onde no final ficamos a conhecer mais um pouco de uma nova cultura e pensamos que no final somos até bastante parecidos, vivendo nesta aldeia global!

Realço decididamente a banda sonora e as cenas de dança fantásticas.

No comments: