Monday, February 21, 2005

Blood Simple (1984)

Classificação: 8,5

Género: Drama/Thriller/Crime

Argumento: Um rico mas ciumento homem contrato um detective particular para matar a sua mulher que o traiu com outro home. Mas quando o sangue é envolvido nada é simples.

Comentário: Já tinha boas referências em relação a este filme. Os directores do filmes eram os irmãos Coen, realizadores do filme “Fargo”, e os actores do filme davam bons sinais de estar perante um bom filme. Este filme é um thriller quase perfeito. Tudo foi bem desenhado e construído. A música, os diálogos, as cenas que por vezes chegam a assustar um pouco (para quem veja no cinema ou num sistema com bom som).
É um filme muito parecido com “Fargo”, no entanto, no meu ponto de vista melhor, para além de ser o primeiro, logo, é premiado também pela originalidade.

EM

Eternal Sunshine of a Spotless Mind (2004)



Classificação: 9.0

Género: Drama/Romance/Ficção Científica

Argumento: "You can erase someone from your mind"; "Getting them out of your heart is another story".

Comentário: Este filme é um hino ao amor ou uma sinfonia ao ser humano enquanto individuo imperfeito. Sim, Charlie Kauffman preferiu escrever sobre pessoas vulgares, cheias das imperfeições do dia a dia, em vez de versar na habitual ladainha dos bons contra os maus, os perfeitos e os imperfeitos. Como na vida aqui não há nada disso. Há pessoas que estão desorientadas, perdidas, que precisam de uma bussola. E quando nenhuma lhes surge diante dos olhos preferem apagar tudo a digerir os momentos menos bons da sua vida, as estórias infelizes, os momentos que nunca deviam ter existido. É essa a premissa do argumento de Kauffman. E é também, como o leitor deve saber, a premissa da vida!
A escolha dos actores para as diversas personagens não podia ter sido melhor. Jim Carrey no papel de Joel Barish obtém o melhor desempenho da sua carreira (apesar das boas actuações nos filmes “The Mask” e “Dumb and Dumber”). No entanto, os bons desempenhos não se limitam a Jim mas também a Kate Winslet, Kirsten Dunst. Destaco também os efeitos especiais - nota-se aqui a influência de um homem como Gondry que conhece bem os meandros dos videoclips e da direcção artistica - que são importantes para dar uma dinâmica visual ao filme, mas o que de facto nos prende é a relação amorosa que precorre todo o filme.
“Eternal Sunshine of a Spotless Mind” é um filme estranho mas belo, diferente, cheio de emoções e tocante.
Na minha opinião, é um autêntico filme de cinema, com certeza um dos melhores filmes de 2004, uma obra-prima. É o que dá juntar o génio de Charlie Kauffman e a visão imagética do francês Michel Gondry. Duas visões que se completaram para fazer um dos filmes mais belos e poéticos dos últimos anos. Uma verdadeira preciosidade cinematográfica.
A par de Finding Neverland, o melhor filme já comentado aqui no blog à data de hoje.
Para quem gosta de cinema, é um filme obrigatório.

EM

Tuesday, February 15, 2005

Gato Preto, Gato Branco (1998)

Classificação: 7,5

Género: Comédia/Romance

Argumento: Dois avós, dois pais e respectivos filhos e filhas, um comboio roubado, um traficante de droga com música, casamentos e animais à mistura. Um autêntico carrocel de comédia.

Comentário: O filme começa por ser aborrecedor. No entanto, a história passado ao algum tempo começa a ser interessante e acaba por ter um final super hilariante, com avós a ressuscitar, noivas a fugir, casas a desmoronar, gansos e porcos a "enfeitar" e com música no ar.
Existem várias personagens em evidência, nomeadamente Daden, um traficante que quer casar a irmã à força e o Tio Grgan que só visto.
Uma comédia fora do comum de Emir Kusturica, conhecido pelo seu filme Underground.

EM

Sunday, February 06, 2005

Closer (2004)

Classificação: 7.5

Género: Drama / Romance

Argumento: Uma história de paixão, amor e ódio sobre dois casais que se torna complexa quando o homem de um casal conhece a mulher do outro casal.

Comentário: O tema do filme é muito específico e por isso este filme pode não agradar todas as pessoas mas na minha opinião é um filme de boa qualidade.
É um filme com boa direcção, bons dialógos e sobre problemas actuais das relações amorosas e da sociedade em geral.
O filme assenta apenas na actuação de quatro personagens: Alice (Natalie Portman), Daniel (Jude Law), Anna (Julia Roberts) e Larry (Clife Owen). Destaca-se o desempenho de Natalie Portman e de Clife Owen. Na minha opinião, serão no futuro próximo os actores de referência e do momento no mundo do cinema.
É um filme a ver para quem se interesse sobre a história.

EM

Wednesday, February 02, 2005

Um longo domingo de noivado (2004)

Classificação: 8

Género: Drama / Comédia / Romance

Argumento: Conta a história de uma rapariga, Mathilde, que procura, sem perder a esperança, pelo seu noivo desaparecido na I Guerra Mundial.

Comentário: O filme começa por ser um bocadinho confuso deixando antever a idéia que se poderá tornar maçador. Nada poderia estar mais errado. O excelente desempenho de Audrey Tatou torna inevitável que nos deixemos envolver na sua busca pessoal pelo noivo. Um pouco como ela, não queremos acreditar na morte do rapaz, ainda que isso se vá tornando cada vez mais inverosímil. Pessoalmente, pensei que já nem Mathilde acreditava verdadeiramente na sobrevivência do noivo e que aquilo se tratava apenas de uma busca por um facto de credibilidade inabalável que a fizesse finalmente ter a vontade de continuar com a sua vida. O elenco secundário tem uma grande prestação, contribuindo um certo tom de comédia que vai aligeirando o filme. Deixo apenas uma nota final para as cenas de violência do filme, com as cenas de guerra a fazerem lembrar "A busca pelo soldado Ryan".
Mais um belo filme, na minha busca por alternativas ao tradicional cinema americano.

AL