Thursday, June 30, 2005

Crash (2004)


Se me dei ao trabalho de publicar isto imaginem porque será!?

Sunday, June 26, 2005

East / West ("Vida Prometida") (1999)


Classificação: 8,5

Género: Romance / Drama

Argumento: Junho de 1946, Estaline lança uma vasta campanha de propaganda dirigida aos emigrantes russos a viver no ocidente, oferecendo-lhes amnistia, passaporte soviético e a possibilidade de participar na reconstrução da pátria após a guerra. Alexei Golovine é um dos que responde ao apelo, regressando à União Soviética com a esposa francesa, Marie e o filho Serioja. Mas ao chegar a Odessa, a recepção de Estaline não é a que se esperava. A maior parte dos ocupantes do barco é executada no local ou enviada para campos de trabalhos forçados. Alexei e a sua família escapam e são enviados para Kiev porque as autoridades esperam muito deste jovem médico. Marie só pensa em fugir e reconquistar a liberdade. Quando um grupo de teatro francês, liderado pela famosa actriz Gabrielle Develay, chega a Kiev em tournée, Marie sabe que esta é a sua derradeira oportunidade, mas o KGB mantém-se alerto.

Comentário: Nomeado para melhor filme de língua estrangeira (o filme é em francês e russo) em 2000, East / West (em português "Vida Prometida") com Catherine Deneuve, Sandrine Bonnaire e Oleg Menchivoc é um grande filme sobre uma estória verídica. À semelhança de outros filmes sobre marcos históricos como O Pianista, Save Private Ryan ou Vida é Bela, este filme retrata a época após a segunda guerra mundial na União Soviética e vinca valores de grande importância como a liberdade, a amizade, a solidariedade e o amor. O final do filme é, na minha opinião, bastante comovente devido à grande prova de amor dada por Alexei, o sacríficio em favor das pessoas que se gosta.
Para se igualar aos filmes acima referidos faltava qualquer coisa mais, nomeadamente uma boa banda sonora.
Gostei imenso do filme, pela surpresa e sobretudo pelo argumento que por si só vale 8,5/10.

EM

Thursday, June 23, 2005

Sin City (2005)

Classificação: 9

Género: Acção (pura!)

Comentário: Se não descrevi o argumento do filme, como habitual, não foi por que me esqueci, mas antes porque a qualidade do filme está longe de residir no seu argumento. Nesta adaptação ao cinema da banda desenhada de Frank Miller, um dos autores mais importantes dos comics americanos, são contadas três histórias que têm como cenário Basin City, uma metrópole decrépita, povoada por criminosos e prostitutas, em que o poder judicial e politico é mais corrupto que a própria máfia.

Como já li em algums comentários, também eu concordo que a personagem central do filme é a própria cidade, com o seu ambiente de devassidão e que parece corroer qualquer ponta de decência presente nas pessoas que a habitam. Também li algumas críticas relativamente à falta de alma das personagens e à falta de uma história central. Apesar de concordar acerca da falta de alma das personagens, penso que isso em nada diminui a qualidade do filme. O excelente elenco de actores desempenha brilhantemente o seu papel, que é precisamente o de personagens vindas da banda desenhada, e por isso a meu ver não se pede que sejam personagens cheias de profundidade.
As cenas de acção, em que o sangue colorido (ao contrário da maior parte do filme) jorra por todos os lados, são excelentes.
Um grande filme, que prima pela invulgaridade, na linha do que foi feito com Kill Bill.

AL

Monday, June 06, 2005

Eurotrip (2004)


Classificação: 7.0

Género: Aventura, Comédia

Argumento: Um grupo de finalistas fazem uma viagem por vários países da Europa até chegarem ao destino final, Berlim onde se encontra a rapariga dos seus sonhos.

Comentário: As expectativas eram baixas visto saber que se tratava de um filme tipo American Pie ou Roadtrip, correndo o risco de ser uma má imitação. No entanto, é uma boa mistura de ambos, com excelentes piadas. O filme “leva-nos” a várias capitais Europeias, nomeadamente Londres, Paris, Amesterdão, Bratislava, Berlim e Roma e aos sítios típicos de cada uma. Em Londres, o grupo de amigos acaba por parar num bar de hooligans de futebol do Manchester United, em Paris temos a referência à Torre Eiffeil e Museu do Louvre, em Amesterdão temos cenas no tão famoso Red Light District e em Roma temos cenas no Vaticano. È de salientar, apenas o exagero em algumas situações como a que se passa em Bratislava em que após se deparem com apenas um dólar e 83 cêntimos o grupo acaba por ficar num hotel de luxo.
Algumas das cenas mais cómicas: praia de nudismo, club vandersexx e a do vaticano.
É um filme interessante sobre uma viagem não planeada que acaba por correr bem. Viagens assim valem a pena!

EM