Monday, February 21, 2005

Eternal Sunshine of a Spotless Mind (2004)



Classificação: 9.0

Género: Drama/Romance/Ficção Científica

Argumento: "You can erase someone from your mind"; "Getting them out of your heart is another story".

Comentário: Este filme é um hino ao amor ou uma sinfonia ao ser humano enquanto individuo imperfeito. Sim, Charlie Kauffman preferiu escrever sobre pessoas vulgares, cheias das imperfeições do dia a dia, em vez de versar na habitual ladainha dos bons contra os maus, os perfeitos e os imperfeitos. Como na vida aqui não há nada disso. Há pessoas que estão desorientadas, perdidas, que precisam de uma bussola. E quando nenhuma lhes surge diante dos olhos preferem apagar tudo a digerir os momentos menos bons da sua vida, as estórias infelizes, os momentos que nunca deviam ter existido. É essa a premissa do argumento de Kauffman. E é também, como o leitor deve saber, a premissa da vida!
A escolha dos actores para as diversas personagens não podia ter sido melhor. Jim Carrey no papel de Joel Barish obtém o melhor desempenho da sua carreira (apesar das boas actuações nos filmes “The Mask” e “Dumb and Dumber”). No entanto, os bons desempenhos não se limitam a Jim mas também a Kate Winslet, Kirsten Dunst. Destaco também os efeitos especiais - nota-se aqui a influência de um homem como Gondry que conhece bem os meandros dos videoclips e da direcção artistica - que são importantes para dar uma dinâmica visual ao filme, mas o que de facto nos prende é a relação amorosa que precorre todo o filme.
“Eternal Sunshine of a Spotless Mind” é um filme estranho mas belo, diferente, cheio de emoções e tocante.
Na minha opinião, é um autêntico filme de cinema, com certeza um dos melhores filmes de 2004, uma obra-prima. É o que dá juntar o génio de Charlie Kauffman e a visão imagética do francês Michel Gondry. Duas visões que se completaram para fazer um dos filmes mais belos e poéticos dos últimos anos. Uma verdadeira preciosidade cinematográfica.
A par de Finding Neverland, o melhor filme já comentado aqui no blog à data de hoje.
Para quem gosta de cinema, é um filme obrigatório.

EM

2 comments:

Alex said...

Mas que grande filme! Concordo em absoluto que as emoções humanas foram captadas com uma fidelidade muito boa.
Para além do excelente desempenho dos actores, a história consegue ter sempre uma dinâmica muito boa, mantendo-nos agarrados aos nossos lugares, a tentar perceber o que se está a passar. E o final é delicioso.
Se alguém tinha dúvidas sobre as qualidades de Jim Carrey como actor...

Anonymous said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»