Classificação: 8,5
Género: Musical/Biografia/Romance
Argumento: J.R. Cash inicia-se na música enquanto cresce numa fazenda em Arkansas durante a Grande Depressão. Cash tem uma relação muito próxima com o seu irmão Jack que morre num acidente. O seu pai culpa-o pela morte e por isso a entrada na Força Áerea e a ida para a Alemanha serviu de escape à pressão que estava sujeito. Inspirado no filme, “Inside the Walls of Folsom Prison”, compõe a música “Folsom Prison Blues”. Mais tarde deixa a Força Áerea, casa-se e começa por ser um vendedor de porta-a-porta em Memphis. No entanto, o seu verdadeiro talento está na música. Consegue obter uma audição e grava de imediato um disco. Entra em tour e conhece June Carter, de quem desde novo admirou. A sua nova vida acaba por levar ao fim do seu casamento. Acaba por ficar dependente de drogas. O filme termina com um concerto onde Johnny e June actuam em conjunto e no qual June acaba por aceitar a sua proposta de casamento.
Comentário: Wow, what a film! Este foi o meu sentimento quando saí da sala de cinema. Walk the Line é electrizante desde o 1 minuto. Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon assentam nos pápeis de Johnny Cash e June Carter como uma luva. Ambos têm óptimas interpretações e note-se: as vozes são dos próprios (não há playback). Fiquei surpreso com a voz de Reese pela positiva. Não conhecia as músicas de Cash. No filme podemos ouvir várias e são todas boas. Para além das actuações em palco (que por si só são mágicas!), o filme mostra-nos a transformação pessoal de Johnny e a luta pelo seu grande amor June Carter (Reese Witherspoon).
O filme ganhou os Globos de Ouro de Melhor Filme (comédia ou musical), e Melhor Actor (comédia ou musical para Joaquin Phoenix) e Melhor Actriz (comédia ou musical para Reese Witherspoon). Nos Óscares apenas Reese foi premiada.
Para mim é sem dúvida um dos melhores filmes de 2005 (algumas das melhores cenas: primeira audição de Johnny em que canta Folsom Prison Blues e o concerto final em que canta Ring of Fire). De resto, não resisto.... aqui vai mais uma letra de uma música
I hear the train a comin
'it's rolling round the bend
and I ain't seen the sunshine since I don't know when,
I'm stuck in Folsom prison, and time keeps draggin' on
but that train keeps a rollin' on down to San Anton..
When I was just a baby my mama told me. Son,
always be a good boy, don't ever play with guns.
But I shot a man in Reno just to watch him die
When I hear that whistle blowing, I hang my head and cry..
I bet there's rich folks eating in a fancy dining car
they're probably drinkin' coffee and smoking big cigars.
Well I know I had it coming, I know I can't be free
but those people keep a movin'and that's what tortures me...
Well if they'd free me from this prison,
if that railroad train was mine
I bet I'd move just a little further down the line
far from Folsom prison, that's where I want to stay
and I'd let that lonesome whistle blow my blues away.....
Saturday, March 18, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Este blog está mm parado...!
Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»
Post a Comment