Wednesday, May 24, 2006
Orgulho e Preconceito (2005)
Classificação: 8,5
Género: Romance/Drama
Argumento: “Pride and Prejudice” conta a história da família Bennet, uma família da pequena burguesia inglesa, com cinco filhas para quem a única opção de carreira é o casamento. O património da família só pode ser herdado pela descendência masculina, o que faz com que o legítimo herdeiro seja um primo afastado. Assim, o casamento das filhas é a maior preocupação e ambição da vida da senhora Bennet. A oportunidade para “despachar” uma das suas cinco filhas surge quando um jovem solteiro e abastado ocupa uma propriedade na região, trazendo consigo um amigo igualmente rico. Mas os planos de Mrs. Bennet não vão correr como esperado e antes do final feliz as personagens vão ter de aprender a lidar com o orgulho de uns e o preconceito de outros.
Comentário: Realizado por Joe Wright, este filme baseia-se no livro mais popular de Jane Austen, romancista inglesa do século XIX. Não conheço as versões das séries televisivas nem as versões de cinema anteriormente feitas. Adicionalmente, não li o livro. O meu comentário limita-se, portanto, ao filme e versão mais recente e não em comparações ou na adaptação do livro.
De "Pride and Prejudice" destaco, em primeiro lugar, a qualidade do elenco, composto por veteranos já com créditos firmados (Judi Dench e Donald Sutherland) e actores mais jovens mas também com grandes interpretações (Keira Knightley, Matthew Macfadyen, Simon Woods e Tom Hollander). De salientar, estão Keira Knightley e Donald Sutherland. Ambos estão fantásticos.
Para além disto, o filme possui excelente fotografia e a banda sonora é de grande qualidade. Destaco, igualmente, os diálogos bem escritos.
Esta conjugação de elementos compensa ocasionais deslizes do filme e a previsibilidade do argumento.
Considero uma boa opção para quem gosta do género.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment